No final da formação os participantes deverão ser capazes de otimizar a forma como lideram e motivam as equipas, tornando-as assim mais coesas, eficazes e produtivas.
§ Identificam os vários elementos verbais e não-verbais contidos no processo de comunicação interpessoal, melhorando assim a forma como se relacionam nas suas equipas;
§ Otimizam as relações interpessoais com os diversos interlocutores que os rodeiam;
§ Reconhecem os diferentes tipos de personalidades e as formas mais eficazes de liderar cada uma delas;
§ Participam ativamente na motivação de equipas de trabalho;
§ Promovem climas de trabalho, motivadores, envolventes e facilitadores do empenho e da colaboração de todos;
I. COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E EFICÁCIA COMPORTAMENTAL NA LIDERANÇA DA EQUIPA:
1.1. Comunicação interpessoal e comunicação organizacional;
1.2. Comunicação verbal e não-verbal com técnicas da PNL: como comunicar eficazmente dentro de uma equipa;
1.3. Estabelecimento de rapport verbal e não-verbal: calibragem, sincronização e condução;
1.4. A janela de Johari e as suas implicações na forma de estar dos diferentes indivíduos;
1.5. Tipos de liderança e suas implicações.
II. ALINHAMENTO DE INDIVÍDUOS E MOTIVAÇÃO:
2.1. Princípios fundamentais sobre motivação intrínseca e extrínseca;
2.2. Pirâmide de Maslow e suas implicações;
2.3. Níveis neurológicos e adesão á mudança.
III. LIDERANÇA E PROMOÇÃO DO TRABALHO DE EQUIPA:
3.1. Meta programas mentais e seu impacto no desempenho e atitude dos indivíduos (PNL);
3.2. Promoção da coesão, participação e envolvimento de todos na equipa de trabalho;
3.3. TED: Como passar do triângulo do Drama para o Círculo da Eficácia?